Desde 17 de fevereiro de 2014 o DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) adotou a padronização de caixa para hidrômetro, que deve ser instalada a 70 cm de altura nas paredes ou muro das casas.
Segundo o Diretor Executivo do DAEM, João Carlos Polegato, “com essa decisão, moradores e leituristas se beneficiam. Os moradores terão mais segurança, uma vez que a leitura será feita do lado de fora da residência. A privacidade fica garantida e evitam-se possíveis golpistas que tenham a intenção de se passar por funcionários do DAEM. E os leituristas se beneficiam com o fácil acesso ao hidrômetro, sem a necessidade da presença do morador. Outra vantagem é a altura definida para instalação da caixa evitando esforço físico desnecessário para a leitura”.
Outro ponto positivo é que essa caixa impede ligações clandestinas, o popular gato, onde o morador consome água sem pagar. A compra e instalação da caixa ficam por conta do morador. O DAEM fornece o hidrômetro e faz a ligação a partir tubo que sai da caixa ate à calçada.